Entenda a organização da profissão contábil no Brasil
A profissão contábil é uma profissão regulamentada por lei e os contadores, auditores e peritos contábeis devem estar legalmente habilitados por meio de Exame de Qualificação Técnica (EQT) e educação continuada.
Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, em 25/07/2024, o Brasil conta com 528.546 profissionais da contabilidade, sendo 388.674 contadores, 144.872 técnicos, 5.962 auditores com registro ativo no CNAI e 3.371 peritos contábeis com registro ativo no CNPC.
O gráfico apresentado a seguir compara as proporções de profissionais que possuem as habilitações legais requeridas para o exercício da prática de auditoria e de perícia contábil. O Coordenador pedagógico da Plataforma ERUDIS é auditor e perito contábil com CNAI e CNPC ativos. Veja a seguir a proporção dos profissionais da Contabilidade que têm essas habilitações profissionais.
Entenda as habilitações de Auditoria independente
Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 25/07/2024, o Cadastro Nacional de Auditores independentes (CNAI) conta com 5.962 auditores. Todos os auditores com registro ativo no CNAI possuem uma ou mais das habilitações profissionais apresentadas a seguir.
- QTG: Qualificação Técnica Geral para a auditoria.
- CVM: Qualificação Técnica Específica para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
- BCB : Qualificação Técnica Específica para o Banco Central do Brasil (BCB)
- SUSEP: Qualificação Técnica Específica para a Superintendência de Seguros Privados (Susep)
- CNPC: Qualificação Técnica Específica para a Perícia Contábil.
- PREVIC: Qualificação Técnica Específica para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
As habilitações de auditoria são todas obtidas por meio de EQT (Exame de Qualificação Técnica) específico. Os EQTs são provas nacionais, organizadas e fiscalizadas pelo CFC. As provas avaliam o conhecimento e a competência técnico-profissional dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela CVM, pelo BCB, pela Susep, pela Previc; e que pretendem obter o registro no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) do CFC, ou ainda, na área de perícia contábil.
No Brasil, em 25/07/2024, entre os 5962 auditores com registro ativo no CNAI, 246 auditores possuem as 4 habilitações de auditoria (QTG, BCB, CVM e SUSEP).